Pular para o conteúdo

Grostoli

Grostoli é a versão italiana do doce também conhecido no Brasil como “cueca virada”.
É um doce feito geralmente com massa de farinha de trigo e ovos, depois frito e polvilhado com açúcar.

O que achou dessa gíria?
+1
6
+1
1
+1
0
+1
0
+1
3
+1
1
+1
1
  • A origem do Grostoli é muito mais antiga do que se imagina, vem da Roma Antiga, onde sua versão original é conhecida como frictilia. Era feito numa homenagem ao Deus Saturno, que ocorria em dezembro.

    Pessoas de outros países gostaram tanto do doce que importaram pras suas próprias culturas, fazendo suas versões únicas ou com pequenas diferenças.

    Na versão da Polônia o doce é chamado de Faworki e é conhecido no Brasil pelo mesmo nome dentro de regiões com cultura polonesa intensa.

    Nas versões da Lituânia, é conhecido como zagareliai e krustai. Nas áreas do Brasil com imigração alemã são chamados de Howwel-Spän. Nos EUA, são Angel Wings e na França bugnes.

    Por fim, nas regiões de imigração italiana do Brasil são chamados de grustoli, crustoli, crostoli ou grostoli, e ainda outra versão italiana chamada de Chiacchiere.

    Em outras partes do Brasil, são conhecidos por diversos nomes, dentre eles: cueca virada, calça virada, ceroula virada, orelha de gato, coscorão, cavaquinho, entre outros.

  • "Amo o grostoli da minha vó"
    "Passa na padaria pegar uns grostolis"

  • Crostoli, crustoli, grustoli, chiacchiere, cueca virada, calça virada, ceroula virada, Faworki, orelha de gato, Howwel-Spän, cavaquinho, krustai, frictilia, zagareliai, coscorão

0
Would love your thoughts, please comment.x