Pular para o conteúdo
Significado de quebrar um galho

Improvisar; fazer, usar ou ser alguma coisa temporariamente até que se encontre uma outra solução; ajudar

Origem de quebrar um galho 🍂

A expressão “quebrar um galho”, ou “quebrar o galho” tem três origens diferentes: uma aquática, uma de aventuras na floresta e a outra é macabra!

Gíria Aquática 💧

Na gíria aquática, a palavra galho significa cada um dos riachos que se unem pra formar um rio. São chamados assim por causa das ramificações.

Quando alguém fala que vai quebrar galho, significa cortar caminho entre os galhos pra chegar logo no rio principal. Nesse sentido, vemos que pegar um atalho ganhou um significado de facilitar, descomplicar, optar por um caminho temporário até chegar na solução principal.

São os humanos agindo como criaturas aquáticas e quebrando rios no meio pra manipular o curso das águas? Talvez! Mas não é só isso.

Gíria da selva 🌱

Ainda no sentido de pegar um atalho, podemos entender que os humanos não apenas quebram galhos no sentido de riachos, mas também no sentido de galhos de árvore, já que eles exploram matos fechados pra chegar a um destino mais rápido.

Desse jeito, eles optam por caminhos mais rápidos porém mais difíceis de andar, já que não são a trilha principal, ou seja, a opção ideal.

Novamente, são os humanos se aventurando dentro do mato, explorando lugares misteriosos em florestas e se camuflando entre as árvores, pensando que fazem parte da plantação.

Mais do que isso, achando que fazem parte da família da mãe natureza e são primos do Curupira, podendo dar um rolê de Boitatá. Se acham no poder de quebrar galhos e pegar atalhos se pendurando em cipós igual o Tarzan.

Origem macabra 👻

Agora que já sabemos que a expressão “quebrar um galho” é tanto uma gíria aquática quanto uma gíria de plantas, vamos ver o terceiro significado, esse mais assustador e sinistro.

A outra origem da expressão vem da religião Umbanda, onde existe um Exu chamado Quebra-Galho, que é o dominador das florestas.

Segundo a história misteriosa, algumas pessoas chamam ele pra pedir que seus poderes reconquistem o amor de uma mulher. Assim, recorrer a esse Exu ganhou o significado de procurar uma ajuda provisória pra chegar a um objetivo. Isso é um pouco macabro, não?

Exemplos

“O papel higiênico acabou, vou quebrar um galho com o jornal”

“Toma esse remédio aqui pra quebrar galho enquanto você não vai pro médico”

O que achou dessa gíria?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
    0
    Would love your thoughts, please comment.x