Pular para o conteúdo

Significado de Mandrake

Mandrake é um estilo que pode ser comparado ao “chavoso”. Também é associado como a brasilização do estilo swag, mas ao invés de ser focado no hip hop, é mais focado no funk, sendo o estilo que muitos funkeiros usam.

Pra alguns, é visto como a tiktokização do termo chavoso, já que mandrake ficou muito popular na internet depois de algumas trends onde as pessoas transformavam seus estilos em mandrake e mandraka.

Muitas pessoas também veem Mandrake como uma glamourização do estilo maloqueiro, só que voltado ao funk.

Apesar de ser um sinônimo de estiloso, podemos observar algumas características em comum no estilo mandrake: roupas de marca, risco na sobrancelha, óculos espelhado, aparelho nos dentes, piercings, tatuagens, cordão de prata no pescoço, camisa de time de futebol, entre outros.

Origem de Mandrake 🧢

A gíria mandrake como sinônimo de chavoso e estiloso teve origem na quebrada de São Paulo e rapidamente se espalhou pelo país.

Porém, o que poucos sabem é que mandrake já é uma gíria antiga que tinha um significado parecido e até hoje utilizado que é de: malandro, maloqueiro, bandido.

Gíria de Mágico 🎩

O termo veio de um personagem de história em quadrinhos da década de 30 chamado Mandrake. Ele era mágico e ilusionista e conhecido por hipnotizar as pessoas instantaneamente, enganando seus inimigos com truques hipnóticos. Isso te lembra alguma coisa?

Sinônimo de malandro 😠

É, rapidamente quando a história chegou aqui no Brasil, ser Mandrake era um sinônimo de malandro, ligeiro, alguém que consegue o que quer, não importa como.

A gíria continuou nesse sentido de malandro até que “ser malandro” virou uma característica almejada por muitos, e assim, mandrake passou a ser um estilo, muito popular nas quebradas de São Paulo.

Também podemos notar algumas semelhanças físicas do mágico dos quadrinhos com os mandrakes: um bigode fininho, roupas estilosas e cabelo muito alinhado.

Gíria de Planta 🪴

Mandrake também tem uma origem ainda mais antiga, em inglês significa mandrágora. Essa planta tem muitas lendas ao seu respeito, incluindo uma de que se ela fosse arrancada da terra, daria um grito tão alto que mataria ou enlouqueceria quem ouvisse.

Com os mandrakes, vemos uma coisa parecida, eles ficam escondidos, com suas raízes em suas terras, e quando saem de seus esconderijos, são muito barulhentos, no sentido de chamativos, é um estilo gritante.

Além disso, a mandrágora tem uma fama de trazer alguns benefícios, como aumentar o apetite sexual. Nesse contexto, podemos comparar que os mandrakes seduzem muita gente com seu estilo.

A mandrágora também possui propriedades alucinógenas e narcóticas, podemos ver como os mandrakes tão frequentemente chapados. E pra fechar, a planta foi muito usada no passado como cura pra qualquer coisa.

Será que os mandrakes são a cura que a humanidade buscou esse tempo todo? Err…😂😂

Exemplos

“Você tá tão mandrake hoje”
“Só tem mandrake aqui, queria alguém diferente”
“Eu sou 5% mandrake, não curto rótulos”
“Cuidado lá vem os mandrake”

O que achou dessa gíria?
+1
4
+1
2
+1
2
+1
1
+1
1
+1
1
+1
1
    2
    0
    Would love your thoughts, please comment.x