Pular para o conteúdo

Forma reduzida da palavra “molhar”.

1. Estragar, complicar, embaçar, tornar difícil a execução, atrapalhar, ser cancelado

2. Deixar a pessoa numa situação ruim, ser pego no flagra, dar ruim, dar merda, acarretar em problemas, complicar, feder a situação

O que achou dessa gíria?
+1
2
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
  • A gíria moiar ou moiou, assim como a gíria embaçar e embaçado vem dos próprios rolês da galere. Quando são feitos planos de rolê, geralmente se espera que vai ser um dia quente e de sol, mas se chove e estraga os planos, moia o rolê, embaça o rolê.

    No começo moiou e embaçou tinham mais a ver com situações onde o rolê foi cancelado pela chuva, mas depois se expandiram pra qualquer outra situação que tem a ver com atrapalhar alguém.

    Imagina um vidro muito limpo e transparente. Nele estão todos nossos planos, sonhos e objetivos e eles são tão claros pelo vidro que podemos ver perfeitamente o caminho pra chegar até eles.

    Se o vidro é embaçado por uma chuva momentânea e turbulenta, se torna nebuloso e cheio de gotas d'água. As coisas não são transparentes mais, nem se quer claras de que realmente vão acontecer. Nesse sentido podemos dizer que "meu plano moiou" ou "embaçou minha ideia".

    Da mesma forma, no outro contexto, podemos ver uma pessoa que foi moiada porque tinha uma ideia transparente de fazer algo escondido e essa ideia "sujou", ou seja deixou a visão cheia de fumaça ou água, essa fumaça e água são os problemas e dificuldades que surgiram na frente da ideia da pessoa.

  • 1. Não vai dar mais, moiou o rolê
    2. Se ficar me zuando vai moiar pra tu

1
0
Would love your thoughts, please comment.x