Pular para o conteúdo

1. Ficar distraído, a toa, no mundo da lua

2. Dar bobeira, prestar atenção em coisas irrelevantes, perder oportunidades, fazer coisas paralelas, perder tempo

3. Não entender, estar por fora de algum assunto, ficar boiando

Origem de moscar

A gíria moscar tem origens diferentes, bora conhecer umas delas?

Um convite pra festa das moscas

A gíria “moscar” assim como “papar mosca” e “comer mosca”, vem do simples fato de alguém ficar tão distraído que esqueceu de fechar a boca, saindo com ela aberta por aí.

Por causa dessa desatenção, uma bela mosquinha viu a boca aberta e resolveu entrar, fazendo a pessoa engolir. A mosca engolida representa alguma situação desagradável ou uma oportunidade que o distraído perdeu.

Atitude de mosca

Outra origem de moscar pode ter começado tanto a uma comparação com o comportamento das moscas quanto aos predadores delas. Primeiramente, todo mundo tem seus momentos moscas, vagueando pelo ar através de pensamentos, pousando em coisas aleatórias e buscando eternamente algo que nem sabemos direito o que é.

Pra nós, naquele momento, pode ser uma viagem interessante, mas quem assiste a cena de fora só consegue falar uma coisa: “para de ficar moscando!”

Origem reptiliana?!

Agora, a origem predadora da gíria é um pouco macabra, uma vez que pode vir de pessoas que são consideradas reptilianas. Sabemos que alguns répteis, como por exemplo os camaleões, esticam suas línguas rapidamente e longe o suficiente pra capturar uma mosca. É como se a gente tivesse essa habilidade de jogar a língua longe e manipular qualquer objeto ou comida por aí.

Além dos répteis, tem uma aranha chamada papa-moscas que fica observando insetos voadores e salta neles, comendo eles VIVOS! Estaria essa gíria nos comparando a aranhas?

Independente da origem da expressão ser uma referência a aranhas ou a origens obscuras reptilíneas, a questão é que todo mundo tem objetivos diferentes. As moscas podem não ser nada demais pra maioria das pessoas, mas pra algumas delas são insetos importantíssimos! Por isso, elas observam de forma tão obcecada e hipnótica esse pequeno bichinho voador.

Mas… A gente tem que definir o que é prioridade!

Sinônimo: dar bobeira

O que achou dessa gíria?
+1
3
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
  • 1. "Moscou e levou um gol"

    2. "Não posso nem moscar que ele toma meu suco"

    "Tem várias moscas ao seu redor mas você não pode moscar, foca no seu objetivo"

    3. "Mosquei mano, fala tudo de novo"

    "Tô moscando no que ele tá falando"

0
Would love your thoughts, please comment.x