Pular para o conteúdo

Forma reduzida da expressão “Virgem Maria”;
Interjeição de surpresa, desaprovação ou aprovação, insatisfação ou satisfação, preocupação, medo, susto, admiração, etc.

Sinônimos: eita, nuh, oxi, caraca, calica, caramba, bah

O que achou dessa gíria?
+1
6
+1
1
+1
1
+1
0
+1
0
+1
2
+1
1
  • A expressão vixe tem origem no nordeste e é uma redução de "Virgem Maria", que aos poucos foi sendo reduzida pra "Virgem". Mas muitas pessoas pronunciavam diferente, o que fez a interjeição original ser encurtada pra "vixe", "vixi" ou "vish" (entre outras variações).

    Pela região nordestina ser muito religiosa, a expressão católica é bastante usada em situações onde é preciso chamar alguém lá de cima pra que traga uma solução. Por isso é frequentemente dita em momentos de tensão, medo, preocupação ou de empatia pela situação complicada do outro.

    Mesmo que a pessoa não seja católica, ela inconscientemente pede uma solução extrafísica pra que o problema seja resolvido. Mas, num geral, é só mais uma interjeição como os sinônimos "eita" e "nossa".

    Tanto que vixe também é usado em situações positivas, onde a pessoa se admira com algo e expressa seu prazer e satisfação nessa interjeição. É um jeito de pedir pro céu dar uma olhada nessa sensação incrível que você tá experimentando, tipo "Jesus e mãe de Jesus, olhem só essa coisa maravilhosa que eu tô sentindo!"

    Rapidamente, a expressão vixe saiu do nordeste e se espalhou pelo Brasil, sendo falada em todos os cantos do país.

  • "Vixe, cê não tá bem não, quer uma água?"

    "Vixe me deu um arrepio agora"

    "Vixe, que delícia esse bolo pqp"

    "Vixe, que barulho foi esse?"

    "Vixe que gostoso foi esse beijo que eu dei nele"

    "Sei não hein, vixxxee"

2
0
Would love your thoughts, please comment.x