Pular para o conteúdo

1. Ter uma expressão neutra e indiferente fazendo ou dizendo alguma coisa considerada ousada ou errada;
2. Cínico, falso, sem vergonha, mentiroso

Cara de pau pode ser tanto pra adjetivar alguém como pra descrever esse comportamento.

Muitas vezes essa expressão é mais usada em zueras, sem intenção de esculhambar ninguém. Mas outras é no sentido de ofender mesmo, querendo dizer que a pessoa foi cínica, sonsa e teve falta de vergonha na cara! Vish…

Origem marítima ⛵

A origem de cara de pau vem das navegações onde os marinheiros colocavam uma cara de pau, chamada “carranca”, na frente do navio. Era usada pra afugentar espíritos do mal ou abençoar e proteger a tripulação nas viagens.

Caras de pau bizarras 👾

Essas cara de pau gigantes tinham os formatos mais doidos e aleatórios que dá pra imaginar. Muitas vezes eram colocadas pra assustar os monstros marinhos que eles acreditavam que viviam lá dentro do oceano profundo.

Treta de bar e espadas 🗡️

Alguns marinheiros quando voltavam dos rolês de navio iam curtir a noite nos barzinhos daquela época e se envolviam em muitas confusões.

As pessoas então começaram a chamar eles de caras de pau: “esses caras de pau!”, querendo dizer que eles se achavam invencíveis e poderosos que nem as caras de pau dos navios.

Novos caras de pau 🪵

O significado foi evoluindo e cara de pau passou a ser usado pra pessoas que fazem e falam o que querem, fingindo não perceber que isso é ousado, errado ou antiético.

Superpoderes piratas 🏴‍☠️

A maioria das pessoas já foi cara de pau alguma vez na vida né? Algumas vezes ter a cara de pau de falar ou fazer certas coisas é um superpoder tão forte quanto as carrancas dos navios que se mantinham intactas mesmo passando por grandes turbulências: o julgamento dos outros.

Claro que um pouco de noção e empatia é muito necessário, se não o navio afunda e tudo vai por água abaixo! 🦈

O que achou dessa gíria?
+1
1
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
  • 1. "Na cara de pau mesmo, fala quem aqui você pegaria"

    2. "Maior cara de pau esse muleke! Reproduzindo todas histórias do irmão pro amigo, como se fossem dele! A cara nem treme"

    "Morou na minha casa de graça e agora tem a cara de pau de falar que eu não ajudei"

    "Como esses cara de pau mentem assim sem nem ter vontade de rir?"

0
Would love your thoughts, please comment.x