Pular para o conteúdo

Azarento, pouca sorte.

Origem zumbi de pé frio ⚰️

Uma das origens de pé frio tem a ver com o fato do corpo ficar gelado quando morre. A referência à morte então traz a ideia que morrer é um azar e viver (ter pé quente) é uma sorte.

Afinal, uma pessoa andando por aí com o corpo todo gelado não ia ser um bom sinal né? Não atrai coisas muito legais e espanta todo mundo, achando que ela é um zumbi! 🧟‍♂️

Superstição de pôquer 🃏

A expressão é importada de outros países, como os EUA, de várias situações diferentes. Numa delas, um jogador de pôquer criou uma superstição de que quando seus pés ficassem frios durante a partida era hora de parar de jogar. Isso viralizou na comunidade de pôquer.

Pé frio porque não tem meia quentinha 🧦

Também tem citações mais antigas, na Inglaterra, onde ter pé frio seria sinônimo de ser pobre, por isso pega frio no pé. Que falta faz uma grana pra comprar umas meias de lã fofinhas né?

O pé frio evoluiu 🦶🏻

Nos sentidos gringos, foram usados mais como sinônimos de medo, cautela, receio e pobreza. Assim, o sentido de pé frio foi evoluindo e acabou chegando no Brasil.

Esse significado de cautela e medo acabou sendo modificado pra “ter azar”, que no fundo, junta todos aqueles sentidos anteriores num só: morte, pobreza e falta de coragem.

Sinais do gelo 🥶

Quando alguém tá com o pé frio, se imagina que não é o momento mais favorável pra tomar alguma atitude, já que tá medroso, sem dinheiro, passando frio e ainda sem vida!

Calor é vida 🥵

Já no contrário, pé quente, a pessoa tem vida correndo em seu corpo, então é mais propício as coisas florirem e ganharem a energia da vitalidade emitida pelo calor humano.

Agora imagina, a pessoa com pés frios, doentes, quase sem vida, azarada, tem chance de dar certo?

Por que pezinhos? 👣

Mas você deve tá se perguntando: por que pés? Bom, o pé é o que nos move por aí, ou seja pelas caminhadas da vida. Por isso os pés são um bom regulador de sorte ou azar.

Fica bem, fica quente 🔥♥️

Com pés frios, temos poucas forças pra caminhar e conquistar coisas, os passos são fracos e amortecidos. Já um pé quentinho significa ter sorte, situações favoráveis e disposição, e assim podemos fazer uma longa caminhada e conquistar muuuuitas coisas!

Antônimo: pé quente

O que achou dessa gíria?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
  • "Errei a jogada de novo, tô muito pé frio hoje!"

    "Sempre que eu vou dar um rolê começa a chover, pé frio da poha"

1
0
Would love your thoughts, please comment.x