Pular para o conteúdo

Pilhar

1. Ter motivação, ter iniciativa, entrar numa vibe
2. Aceitar, topar, participar

O que achou dessa gíria?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
  • A origem das expressões "pilhar", "colocar pilha", "pilhado", entre outras, vem da própria pilha, o dispositivo usado pra dar energia aos objetos.

    A ideia da gíria é a mesma da pilha, dar energia, dar vida, ativar, motivar, ligar. Se alguém "tá sem pilha", essa pessoa tá sem ânimo, energia, vontade. E quando fulano coloca pilha em alguma situação, ele tá colocando energia, botando lenha na fogueira, pano pra manga.

    Quando uma pessoa fala que tá na pilha de alguma coisa, ela tá com vontade de fazer aquilo ou naquela vibe, com aquelas ideias. "Pilhar" é ter a energia pra algo, se sentir elétrico pra fazer isso, ficar super pilhado, ou seja: empolgado, com vontade, elétrico, agitado, ansioso pra fazer a coisa em questão.

    Sim, é basicamente como se a gente tivesse pilhas / bateria pra algumas coisas e pra outras não. Algumas ideias nos deixam elétricos e outras sem carga.

    Pilha também tem outro significado e se encaixa perfeitamente no contexto da gíria, que é uma porção de coisas colocadas uma em cima da outra. Quando alguém vai na pilha de uma pessoa, essa pessoa se junta a essa pilha, aceitando a ideia, convite ou indo na mesma linha de pensamento.

  • "Todos meninos sentados nessa festa, só o Cris que pilha os bagulho, tá aqui dançando com a gente"

    "- Você pilha ir pra praia esse final de semana?
    - Pilho muito, eu tava querendo demais"

    "Alguém pilha ir andar de bike hoje?"

    "Dei uma ideia pra ele, ele pilhou e a gente abriu um negócio"

0
Would love your thoughts, please comment.x